O Gestão Científica é um portal de conteúdos voltado à Gestão Baseada em Evidências.
Na medicina, algumas décadas atrás, o movimento da medicina baseadas em evidências revolucionou a forma como os profissionais de saúde pensam. Trata-se da ideia de que as decisões médicas deveriam se basear na melhor evidência disponível. Nessa hora, você deve estar se perguntando: “Ué? Mas não é isso que todos os médicos fazem?” Não é bem assim. Muitas decisões são tomadas com base em conhecimentos já obsoletos adquiridos quando o profissional se formou, reprodução de práticas adotadas por outros profissionais, informações de fornecedores, técnicas na qual o profissional possui maior experiência etc.
Os administradores, comparado com os profissionais da saúde, por exemplo, estão muito menos acostumados a utilizar evidências científicas na tomada de decisão, nos tratamentos que são prescritos e nos diagnósticos que são realizados.
O problema não é falta de pesquisas na área da administração. Existem centenas de revistas científicas de alto impacto nas diversas áreas da administração, publicando uma quantidade enorme de artigos, pesquisas e experimentos diariamente.
O problema é que quase todas as revistas de alto impacto científico são estrangeiras, cujos artigos são em língua inglesa e que não estão disponíveis gratuitamente. A maior parte dos artigos exige um pagamento de geralmente entre 30 e 40 dólares – ou seja, mais de 200 reais por um único artigo. Além disso, os gestores não têm tempo para ler um artigo de 20 páginas com informações densas e numa linguagem à qual não estão acostumados. Imagine acompanhar centenas de artigos que são publicados todos os dias.
Este portal tem o objetivo de disseminar o conhecimento científico na área da gestão e incentivar os administradores a tirarem proveito da “Gestão Baseada em Evidências”, tornando suas decisões mais fundamentadas e assertivas.
Felipe Simoyama é pós-doc pela Universidade de São Paulo (USP) no departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica (POLI). É administrador com mais de 12 anos de experiência em cargos de gestão.
Possui mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e também em Sistemas Complexos pela Universidade de São Paulo (USP). Obteve o título de Doutor em Pesquisa Operacional pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pela Universidade Federal de São Paulo (USP).
Seu interesse pela administração baseada em evidências começou em 2006, quando leu o artigo “Evidence-Based Management“, de Jeffrey Pfeffer e Robert Sutton, publicado na Harvard Business Review no mesmo ano. Ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional, idealizou tanto o portal Gestão Científica, que tem o objetivo de disseminar gratuitamente conteúdos sobre gestão baseada em evidências, quanto o SciManager, um sistema de apoio à decisão baseado em evidências para cargos de gestão.