A autoconfiança do líder pode fazer seu projeto decolar?
Do que se trata o estudo?
Este estudo investiga um aspecto menos explorado, porém crucial da liderança em projetos: a autoeficácia do líder — ou seja, a confiança que ele tem em sua própria capacidade — e como ela influencia o sucesso multidimensional do projeto, passando pela gestão ativa de oportunidades ao longo da execução.
Ao contrário da maioria dos estudos que analisam estilos de liderança, os autores focam na autoeficácia do líder do projeto. Eles propõem que essa crença na própria capacidade influencia o sucesso do projeto de forma direta e também indireta, por meio de uma prática ainda negligenciada: a gestão de oportunidades.
Método e dados
A pesquisa utilizou abordagem quantitativa com desenho explicativo, baseada em dados de 386 profissionais de projetos do setor de tecnologia da informação (TI) no Paquistão. Foram aplicados questionários com escalas validadas e os dados foram analisados com modelagem de equações estruturais (SEM) via software MPlus.
O que gestores podem aproveitar deste estudo?
- Autoeficácia importa — e muito: líderes que acreditam em sua capacidade são mais propensos a identificar e explorar oportunidades ao longo do projeto, o que se traduz em maior sucesso.
- Gerenciar riscos não é suficiente: projetos bem-sucedidos não apenas evitam ameaças, mas exploram ativamente oportunidades que surgem durante sua execução.
- Sucesso é multidimensional: o estudo considera não só a entrega dentro do prazo e orçamento, mas também o impacto para o cliente, os investidores e a organização.
Limitações e cautelas
- Contexto específico: os dados foram coletados exclusivamente no setor de TIC no Paquistão, o que limita a generalização imediata para outros setores ou culturas.
- Autopercepção: tanto a autoeficácia quanto o sucesso do projeto foram medidos por meio de autorrelatos, sujeitos a viés de resposta.
- Estudo transversal: como os dados foram coletados em um único momento, não se pode afirmar com certeza a direção causal das relações.
Referência
Zaman, U., Naeni, L. M., Huda, N. U., & Khwaja, M. G. (2023). Time flies when you are having fun: the mediating effects of project opportunity management in the relationship between project leaders’ self-efficacy and multidimensional project success. Project Management Journal, 54(2), 132-148. (Link)
Saiba mais em https://scimgr.com