Comunicação e Marketing

O que é NPS (Net Promoter Score)?

O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica amplamente utilizada para medir a satisfação e a lealdade dos clientes em relação a uma marca, produto ou serviço. Foi introduzido por Fred Reichheld no artigo “The One Number You Need to Grow” publicado na Harvard Business Review em 2003.

Como funciona o NPS?

O NPS é baseado em uma única pergunta principal:

Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar [empresa/produto/serviço] a um amigo ou colega?

Com base nas respostas, os clientes são classificados em três categorias:

  • Promotores (notas 9 e 10): São os clientes mais satisfeitos e leais, que provavelmente recomendarão a marca a outras pessoas.
  • Neutros (notas 7 e 8): Estão satisfeitos, mas não entusiasmados. Não são tão propensos a recomendar.
  • Detratores (notas de 0 a 6): São clientes insatisfeitos, que podem até prejudicar a reputação da marca com comentários negativos.

Cálculo do NPS

O NPS é calculado subtraindo a porcentagem de Detratores da porcentagem de Promotores:

NPS = %Promotores − %Detratores

O resultado varia de -100 a +100, sendo:

  • Zona de excelência: +75 a +100
  • Zona de qualidade: +50 a +74
  • Zona de aperfeiçoamento: +0 a +49
  • Zona crítica: -100 a -1

Por que o NPS é importante?

  • Simplicidade: É fácil de entender e aplicar.
  • Foco no cliente: Ajuda a identificar áreas de melhoria na experiência do cliente.
  • Correlação com o crescimento: Clientes promotores costumam impulsionar o crescimento por meio de recomendações.

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